sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Procissão marca abertura oficial do Sairé 2011

Conhecida como uma das manifestações culturais e religiosa mais antiga da Amazônia, o Sairé teve na manhã de hoje, 15 de setembro, sua abertura oficial na Vila Balneária de Alter do Chão após uma procissão que saiu da praça do sairé rumo à praia do Cajueiro onde dois mastros (Juiz e da Juíza) aguardavam desde a semana passada, sábado.

A cerimônia de abertura iniciou por volta das 8h30 com a tradicional missa que este ano teve a participação do bispo da Diocese de Santarém, Dom Esmeraldo Barreto de Farias. A abertura do evento contou também com a presença de comunitários, autoridades, imprensa e turistas que vieram de todos os cantos do país prestigiar não apenas as nossa belezas naturais como também a nossa cultura que se mantem viva há mais de 300 anos.

De acordo com o bispo Dom Esmeraldo, a tradição do Sairé é a mais pura demonstração de amor à Deus do povo indígena Borari, antigos moradores da pacata Alter do Chão e que foi catequizado a centenas de anos pelos padres jesuítas. “Essa festa agrega sinais típicos da cultura da região que é a música, os instrumentos, as cores, os mastros da forma como são enfeitados e levantados e com tudo isso queremos dizer que amamos a Deus”, declarou.

A prefeita Maria do Carmo Martins Lima falou que a cada Sairé novas expectativas surgem tanto para os comunitários, que lutam para manter viva sua tradição, quanto para a Prefeitura, que tenta divulgar as riquezas de Santarém na cultura, no turismo e na economia, uma vez que todos os anos o evento consegue atrair centenas de turistas. “É uma obrigação nossa manter essa tradição e a cada vez mais aprimorar essa manifestação que é muito bonita e tem um significado muito forte”, declarou a prefeita.

O rito religioso do Sairé marca a abertura oficial da festa que encerra no dia 19 de setembro e que é dividida em vários momentos como a busca dos mastros, disputa entre homens e mulheres, ladainha e derrubada dos mastros que marca o fim das festividades. Este ano, a disputa de quem consegue enfeitar e erguer primeiro o mastro que representa o ritual da fartura ficou com os homens que, com uma larga diferença de tempo, ergueram o mastro do Juiz.

Os mastros permanecem erguidos e ornamentados na praça do Sairé até a segunda-feira, 19 de setembro, quando acontece a derrubada do mastro que põe fim ao rito religioso do Sairé 2011. À noite acontecerá a abertura dos ritos profanos com o lançamento do selo dos 350 anos de Santarém, seguido da apresentação de danças folclóricas e do show Terruá Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário